Colonoscopia

É um exame usado para detectar alterações ou anormalidades no intestino grosso (cólon) e reto.

Durante a colonoscopia, um tubo longo e flexível (colonoscópio) é inserido no reto. Uma pequena câmera de vídeo na ponta do tubo permite que o médico visualize o interior de todo o cólon. Se necessário, pólipos ou outros tipos de tecido anormal podem ser removidos através do aparelho durante o procedimento. Amostras de tecido (biópsias) também podem ser coletadas durante uma colonoscopia.

Quer saber mais sobre pólipos e prevenção de câncer por colonoscopia? Clique aqui

Preparo Colonoscopia (Exame pela manhã)

Preparo Colonoscopia (Exame à tarde)

- Investigar sinais e sintomas intestinais. A colonoscopia pode ajudar o médico a avaliar causas de dor abdominal, sangramento retal, constipação (intestino preso), diarreia crônica e outros problemas intestinais.

- Rastrear o câncer de cólon. Se você tem 45 anos ou mais e tem risco médio de câncer de cólon - você não tem fatores de risco de câncer de cólon além da idade - seu médico pode recomendar uma colonoscopia a cada 5 ou 10 anos ou às vezes antes para fazer o rastreamento e prevenção do câncer de cólon.

- Procurar mais pólipos. Se você já teve pólipos antes, seu médico pode recomendar uma colonoscopia de acompanhamento para procurar e remover pólipos adicionais. Isso é feito para reduzir o risco de câncer de cólon.

- A colonoscopia é extremamente segura e as complicações são muito raras, contanto que o exame seja realizado por médico capacitado e com aparelhos adequados.

Antes do exame, você precisará limpar (esvaziar) seu cólon. Qualquer resíduo no cólon pode prejudicar a visualização do cólon e do reto durante o exame.

Para esvaziar o cólon, pediremos que você siga uma dieta especial e tome laxativos. As orientações completas para o preparo intestinal estão disponíveis em arquivos para download acima. 

Caso faça uso de medicações que interferem na coagulação, o seu médico deve ser consultado sobre a possibilidade de suspensão (exceto AAS). Algumas medicações podem aumentar o risco de sangramento durante o exame.

Caso faça uso de medicações para pressão alta, é permitido que elas sejam tomadas poucas horas antes do exame, mas com pouca água.

Devido ao jejum, não é necessário que as medicações para diabetes sejam tomadas antes do exame.

A colonoscopia é realizada sob sedação. Você irá relaxar e dormir. Após o exame, é possível que você se sinta normal, mas a sua memória, seus reflexos e até seu julgamento estarão afetados. Por isso, é obrigatório (por lei) que você esteja acompanhado de alguém que possa te levar para casa. Não dirija em hipótese alguma e evite tomar decisões importantes, seja do âmbito pessoal ou financeiro.

No dia do seu exame, repetiremos várias perguntas para a sua segurança.

Os seus sinais vitais serão monitorizados através de aparelhos que não provocam dor alguma.

Você deverá trocar sua roupa por um avental próprio para o exame.

Uma veia será puncionada para injeção dos sedativos.

Um catéter de oxigênio será colocado perto das narinas (sem introduzir) e pediremos pra você segurar um bocal com os dentes. Em seguida, a sedação é injetada e o exame só começa após a medicação ter obtido seu efeito.

É normal ainda sentir vontade de ir ao banheiro mesmo quando você está prestes a entrar na sala de exame. Caso necessário, temos toaletes no setor com vaso sanitário para anteder tal necessidade. Não se preocupe caso perceba que ainda há algum líquido no intestino para ser esvaziado: o aparelho de colonoscopia possui um canal para aspirar todo o eventual conteúdo restante.

O exame de colonoscopia leva cerca de 20 a 60 minutos e a sua recuperação pode levar mais 40 a 60 minutos, em média.

Às vezes pode ocorrer um leve desconforto na barriga após o exame por conta da passagem do aparelho e da insuflação de ar que é necessária para enxergar o intestino por dentro. O mais comum é que você não tenha desconforto algum.

Quando são removidos pólipos ou realizadas biópsias, é comum que em casa você perceba algum sangramento ao evacuar. Caso seja pouco sangramento e esteja se sentindo bem, não se alarme.

De qualquer forma, você receberá uma carta de orientações “pós exame”, inclusive com os nossos contatos para caso apresente qualquer ocorrência que te preocupe.

A entrega do resultado pode variar, a depender dos achados do exame. Geralmente, exames em que não foram necessárias biópsias já são liberados no dia seguinte. Caso em seu exame tenha sido realizada biópsia, o material coletado será encaminhado para um laboratório externo de confiança e será examinado por médicos patologistas. Normalmente, o prazo para entrega não excede 15 dias. Mas informaremos este prazo com mais precisão no dia do seu exame, antes de você ir embora.

É muito raro que o pólipo seja um câncer. Todo pólipo removido é encaminhado para biópsia. Esta análise microscópica que é feita no laboratório de patologia serve justamente para determinar se existem características relacionadas a câncer ou apenas risco para tal.

Dependendo do tamanho e do número de pólipos, pode ser necessário seguir um cronograma de vigilância mais rigoroso no futuro para procurar mais pólipos. Este cronograma será definido pelo seu médico que encaminhou para o exame.

Na UNNIC, prezamos pela pontualidade e profissionalismo. Porém, gostaríamos de salientar que alguns exames podem demorar mais do que o previsto e, às vezes, algum atraso pode ocorrer. Recomendamos que reserve o período do seu exame apenas para ele e, se possível, não marque outros compromissos importantes no mesmo dia.

Fique tranquilo(a). Na UNNIC, você está em boas mãos. Tenha um bom exame!

Fonte: https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/colonoscopy/about/pac-20393569