A endoscopia é utilizada para diagnosticar e, às vezes, tratar doenças que afetam o esôfago, o estômago e o início do intestino delgado (duodeno).
- Investigar sintomas. É possível determinar o que está causando certos sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, dificuldade para engolir e sangramento gastrointestinal.
- Diagnosticar. É possível coletar amostras de tecido (biópsia) para confirmar doenças e condições, como anemia, sangramento, inflamação, diarreia ou câncer do sistema digestivo. Através da endoscopia podemos diagnosticar a presença da bactéria Helicobacter pylori.
- Tratar. O médico endoscopista pode passar ferramentas especiais através do endoscópio para tratar problemas em seu sistema digestivo, como queimar um vaso sangrante para estancar sangramento, alargar um esôfago estreito, retirar pólipos ou remover um objeto estranho.
A endoscopia é extremamente segura e as complicações são muito raras, contanto que o exame seja realizado por médico capacitado e com aparelhos adequados.
Na UNNIC Indaiatuba, todos os médicos endoscopistas possuem título de especialista pela SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva) e dispomos de aparelhos de última geração, com recursos e diferenciais que garantem a segurança e a qualidade do seu procedimento.
Para o exame de endoscopia, é necessário apenas jejum de 8 horas, inclusive de água. É preferível que a sua última refeição antes do exame seja leve e sem exageros.
Caso faça uso de medicações que interferem na coagulação, o seu médico deve ser consultado sobre a possibilidade de suspensão (exceto AAS). Algumas medicações podem aumentar o risco de sangramento durante o exame.
Caso faça uso de medicações para pressão alta, é permitido que elas sejam tomadas poucas horas antes do exame, mas com pouca água.
Devido ao jejum, não é necessário que as medicações para diabetes sejam tomadas antes do exame.
No dia do seu exame, repetiremos várias perguntas para a sua segurança.
Os seus sinais vitais serão monitorizados através de aparelhos que não provocam dor alguma.
Uma veia será puncionada para injeção dos sedativos.
As vezes é utilizado um spray anestésico na garganta. Você pode estranhar a sensação de dormência na garganta e até ter a sensação de fechamento, mas é apenas o efeito normal do anestésico. Não se preocupe.
Um catéter de oxigênio será colocado perto das narinas (sem introduzir) e pediremos pra você segurar um bocal com os dentes. Em seguida, a sedação é injetada e o exame só começa após a medicação ter obtido seu efeito.
O exame de endoscopia leva cerca de 10 a 15 minutos e a sua recuperação pode levar mais 30 a 40 minutos, em média. Às vezes pode ocorrer um leve desconforto na garganta após o exame, por conta da passagem do aparelho.
Você receberá uma carta de orientações “pós exame”, inclusive com os nossos contatos para caso apresente qualquer ocorrência que te preocupe.
A entrega do resultado pode variar, a depender dos achados do exame. Geralmente, exames em que não foram necessárias biópsias ou retiradas de pólipos já são liberados no dia seguinte. Caso em seu exame tenha sido realizada biópsia ou removido pólipo, o material coletado será encaminhado para um laboratório externo de confiança e será examinado por médicos patologistas. Normalmente, o prazo para entrega não excede 15 dias. Mas informaremos este prazo com mais precisão no dia do seu exame, antes de você ir embora.
Na UNNIC, prezamos pela pontualidade e profissionalismo. Porém, gostaríamos de salientar que alguns exames podem demorar mais do que o previsto e, às vezes, algum atraso pode ocorrer. Recomendamos que reserve o período do seu exame apenas para ele e, se possível, não marque outros compromissos importantes no mesmo dia.
Fique tranquilo(a). Na UNNIC, você está em boas mãos. Tenha um bom exame!
Fonte: https://www.mayoclinic.org/tests-procedures/endoscopy/about/pac-20395197